NOTÍCIAS

EBITDA da Reditus aumenta 50,5% nos primeiros 9 meses do ano de 2017

  • Proveitos Operacionais de 31,5 milhões de euros (vs. 33,9 milhões de euros em 9M16)
  • EBITDA de 3,9 milhões de euros (vs. 2,6 milhões de euros em 9M16)
  • Margem EBITDA 12,5% (vs. 7,7% em 9M16)
  • Resultado Líquido das Operações em Continuação de 92 mil euros (vs. 1,4 milhões de euros negativos em 9M16)
  • Vendas Internacionais representam 40% do total (vs. 35% em 9M16)
 
1. Resumo da Actividade
 
Os primeiros noves meses de 2017 (9M17) demonstram a continuação do bom desempenho do Grupo Reditus, representando uma melhoria significativa face ao período homólogo de 2016 (9M16).
 
O sucesso da estratégia implementada pelo Grupo, pós-alienação da ex-participada ROFF, com a reorganização interna e com o enfoque nas atividades core, apostando em ofertas inovadoras e de maior valor acrescentado, aliado à contínua preocupação na racionalização dos custos operacionais e de estrutura, permitiu uma maior rentabilidade dos negócios, explicando assim a evolução positiva dos resultados nestes primeiros 9 meses do ano (9M17).
 
Os Proveitos Operacionais apresentam uma redução de 6,9 % ascendendo a 31,5 milhões de euros vs os 33,9 milhões de euros do período homólogo, no entanto, a melhoria nas margens de contribuição das diferentes operações do Grupo permitiram a melhoria do EBITDA do Grupo em 50,5% face ao 9M16.
 
A contração dos Proveitos advém principalmente do segmento BPO da área de Client Services, reflexo do término contratual de um contrato de grande dimensão que existia no ano anterior e que o Grupo tem vindo concertadamente a substituir por outros de equivalente valor e de maior rentabilidade. Como resultado, verificou-se neste período a adjudicação de novos negócios, não só em clientes de base instalada, e renovando contratos existentes, mas também em clientes novos, e que irão permitir nos próximos períodos uma melhoria nos resultados desta área de BPO.
 
As áreas de IT Consulting e de IT Outsourcing foram as que mais contribuíram para a melhoria de resultados do Grupo com crescimentos positivos nos Proveitos e no EBITDA, com a entrada de novos clientes e com renovações de contratos existentes no mercado nacional.
 
Na área internacional, os Proveitos no 9M17 registaram um crescimento de 5,3% face ao 9M16, aumentando o seu peso relativamente aos proveitos globais do Grupo, de 35% para 40%. A aposta estratégica no mercado africano, com enfoque nas três geografias onde o Grupo tem filiais, nomeadamente Angola, Moçambique e Guiné Equatorial, tem provocado um crescimento do volume de negócios, derivado do início de novos projetos bem como na manutenção de projetos onde o Grupo já tem historial.
 
A expectativa do Grupo para os próximos meses é a de continuar ativamente à procura de novas oportunidades no mercado internacional nestas geografias, e ainda em projetos de Nearshore, consolidando o crescimento dos negócios do Grupo.
 
O EBITDA foi de 3,9 milhões de euros, equivalente a uma margem EBITDA de 12,5%, 4,8 pp acima da margem de 7,7% registada no período homólogo.
 
O Resultado Líquido das Operações em Continuação ascendeu a 92 mil euros, uma melhoria de cerca de 1,5 milhões de euros face ao mesmo período do ano anterior, em que se tinha registado um resultado negativo de 1,4 milhões de euros.
 

Leia aqui o comunicado