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EBITDA da Reditus aumenta 76,9%

  • EBITDA de 4,9 milhões de euros (vs. 2,8 milhões de euros em 2016)
  • Margem EBITDA 11,6% (vs. 6,1% em 2016)
  • Resultado Líquido de 1,6 milhões de euros negativos (vs. 2,9 milhões de euros negativos em 2016)
  • Proveitos Operacionais de 42,0 milhões de euros (vs. 44,9 milhões de euros em 2016)
  • Vendas Internacionais representam 46% do total (vs. 39% em 2016)
 
1. Resumo da Actividade
 
O ano de 2017 demonstra a continuação do bom desempenho operacional do Grupo Reditus, representando uma melhoria significativa face ao período homólogo de 2016.
 
Os indicadores operacionais do Grupo Reditus registaram uma notável evolução face ao período anterior, conforme se comprova pela variação positiva registada no EBITDA que atingiu em 2017, cerca de 4,9 milhões de euros, face aos 2,8 milhões de euros no período homólogo anterior. No entanto, o resultado líquido apresenta-se negativo em 1,6 milhões de euros, apesar de ter registado uma variação positiva de 1,3 milhões face ao período homólogo. O resultado foi influenciado negativamente por fatores não recorrentes, como sejam, provisões e perdas de imparidade no montante 0,8 milhões de euros e Net Present Value de valores a receber de clientes no montante de 0,8 milhões de euros.
 
O sucesso da estratégia implementada pelo Grupo, com a reorganização interna e com o enfoque nas atividades core, apostando em ofertas inovadoras e de maior valor acrescentado, aliado à contínua preocupação na racionalização dos custos operacionais e de estrutura, permitiu uma maior rentabilidade dos negócios, explicando assim a evolução positiva dos resultados.
 
Os Proveitos Operacionais apresentam uma redução de 6,3 % ascendendo a 42,0 milhões de euros vs os 44,9 milhões de euros do período homólogo. No entanto, a melhoria nas margens de contribuição das diferentes operações do Grupo permitiram a melhoria do EBITDA do Grupo em 76,9% face a 2016.
 
A contração dos Proveitos advém principalmente do segmento BPO da área de Client Services, reflexo do término contratual de um contrato de grande dimensão que existia no ano anterior e que o Grupo tem vindo concertadamente a substituir por outros de menor valor e de maior rentabilidade. Como resultado, verificou-se neste período a adjudicação de novos negócios, não só em clientes de base instalada, renovando contratos existentes, mas também em clientes novos, e que irão permitir nos próximos períodos uma melhoria nos resultados desta área de BPO.
 
A área de IT Consulting foi a que mais contribuiu para a melhoria de resultados do Grupo com crescimentos positivos nos Proveitos e no EBITDA, com a entrada de novos clientes e com renovações de contratos existentes no mercado nacional.
 
Na área internacional, os Proveitos no ano de 2017 registaram um crescimento de 9,9% face ao ano de 2016, aumentando o seu peso relativamente aos proveitos globais do Grupo, de 39% para 46%. A aposta estratégica no mercado africano, com enfoque nas três geografias onde o Grupo tem filiais, nomeadamente Angola, Moçambique e Guiné Equatorial, tem provocado um crescimento do volume de negócios, derivado do início de novos projetos bem como na manutenção de projetos onde o Grupo já tem historial. 
 
A expectativa do Grupo para o próximo ano é a de continuar ativamente à procura de novas oportunidades no mercado internacional nestas geografias, e ainda em projetos de Nearshore, consolidando o crescimento dos negócios do Grupo.
 
O EBITDA foi de 4,9 milhões de euros, equivalente a uma margem EBITDA de 11,6%, 5,4 pp acima da margem de 6,1% registada no período homólogo. 
 
O Resultado Líquido das Operações em Continuação foi negativo e ascendeu a 1,6 milhões de euros, uma melhoria de cerca de 1,1 milhões de euros face ao mesmo período do ano anterior, em que se tinha registado um resultado negativo de 2,7 milhões de euros.
 
 

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