NOTÍCIAS

EBITDA da Reditus aumenta 23,6% no 1º semestre de 2017

  • Proveitos Operacionais de 20,9 milhões de euros (vs. 22,1 milhões de euros)
  • EBITDA de 2,5 milhões de euros (vs. 2,1 milhões de euros)
  • Margem EBITDA 12,2% (vs. 9,3%)
  • Resultado Líquido das Operações em Continuação de 64 mil euros (vs. 262 mil euros negativos)
  • Vendas Internacionais representam 40% do total (vs. 29%)
     
1. Resumo da Actividade
 
Os principais indicadores de performance do Grupo Reditus no primeiro semestre de 2017 (1S17) são positivos, demonstrando uma inversão do desempenho ocorrido no primeiro trimestre do ano (1T17) e uma melhoria face ao primeiro semestre de 2016 (1S16), sendo de destacar o aumento do EBITDA, da rentabilidade do Grupo e a expansão da presença internacional. 
 
As áreas de IT Consulting e de IT Outsourcing são as que mais contribuíram para esta melhoria de resultados com crescimentos positivos nos Proveitos e no EBITDA.
 
O Grupo Reditus no 1S17 prosseguiu a sua estratégia de reorganização interna iniciada no último trimestre do ano 2016, no seguimento do reposicionamento estratégico do Grupo após a alienação da participada ROFF, adequando a sua estrutura de custos à nova realidade do Grupo, e criando as condições para o desenvolvimento de ofertas integradas, inovadoras e de maior valor acrescentado, de modo a seguir o plano de negócios assente no desenvolvimento das suas actividades core e numa maior rentabilidade dos seus negócios.
 
Os Proveitos Operacionais ascenderam no 1S17 a 20,9 milhões de euros, refletindo uma queda de 5,7% face ao 1S16; no entanto, tiveram uma evolução positiva face ao 1T17, pela diminuição da variação relativa ao período homólogo (no 1T17 tinha-se registado uma quebra de 15,3%).
 
Esta contração dos Proveitos advém principalmente do segmento BPO da área de Client Services, reflexo do término contratual de um contrato de grande dimensão que existia no ano anterior e que o Grupo tem desenvolvido esforços no sentido de substituir por outros de equivalente valor e de maior rentabilidade. 
 
Com efeito, no 1S17 a Reditus conseguiu angariar novos negócios na sua carteira de clientes e renovar contratos existentes no mercado nacional, nos segmentos de IT Consulting e IT Outsourcing e através dos mais variados setores de atividade.
 
Na área internacional, os Proveitos no 1S17 registaram um crescimento significativo de 28,0% face ao 1S16, aumentando o seu peso relativamente aos proveitos globais do Grupo, de 29% para 40%. A aposta estratégica no mercado africano, com enfoque nas três geografias onde o Grupo tem filiais, nomeadamente Angola, Moçambique e Guiné Equatorial, tem provocado um crescimento do volume de negócios, derivado do início de novos projetos bem como na manutenção de projetos onde o Grupo já tem historial. 
 
A expectativa do Grupo para os próximos meses é a de continuar ativamente à procura de novas oportunidades no mercado internacional nestas geografias, e ainda em projetos de Nearshore, consolidando o crescimento dos negócios do Grupo.
 
O EBITDA foi de 2,5 milhões de euros, equivalente a uma margem EBITDA de 12,2%, 2,9 pp acima da margem de 9,3% atingida no período homólogo. 
 
O Resultado Líquido das Operações em Continuação ascendeu a 64 mil euros, uma melhoria de 326 mil euros face ao mesmo período do ano anterior, em que se tinha registado um resultado negativo de 262 mil euros.
 

Leia aqui o comunicado