NOTÍCIAS

Esclarecimento ao Mercado

No dia 21 de dezembro de 2023, o jornal ECO publicou um artigo sobre a Reditus com o título “Novobanco avança com quatro ações em tribunal para executar 11 milhões à Reditus”. Neste artigo, é feita menção a 4 ações judiciais interpostas pelo Novobanco à Reditus. 

Cumpre-nos, antes demais, referir que a Reditus nunca foi contactada pelo jornalista autor do artigo, pelo que, em prol da transparência, a Reditus vem esclarecer os seguintes pontos:    

Dívidas ao Novobanco  

Como oportunamente comunicado, e constando de Relatórios e Contas da Reditus SGPS, SA, encontra-se em curso uma reestruturação do passivo bancário global do grupo, conducente à concretização de uma solução estruturante para a dívida bancária com recurso ao estabelecido nas plataformas legais a que a empresa tem acesso. Parte substancial dessa dívida encontra-se já reestruturada ao abrigo de mecanismos PER, concretamente estabelecendo acordos de pagamento até ao máximo de 7 anos, com redução significativa da dívida na base de um haircut mínimo de 82,5% e já homologados por juiz competente. 

O Grupo continua empenhado em finalizar o processo de reestruturação nos próximos meses procurando, para a dívida remanescente, acordos em linha com o possibilitado pelos mecanismos legais disponíveis.

Para o efeito, a Reditus encontra-se disponível e mantém negociações com várias instituições financeiras, nas quais se inclui o Novobanco, sendo que uma parte do passivo desse banco já se encontra abrangido por um plano PER.

 

Publicação das contas

A Reditus procedeu à divulgação ao mercado de informação financeira complementar, de forma retrospetiva e com reexpressão dos comparativos de 2020 e 2019, por referência aos documentos de prestação de contas relativos a 30 de junho de 2021. Subsequentemente fechou e divulgou a 30 de maio de 2023 as contas Individuais e Consolidadas do período findo em 31 de dezembro de 2021, com a respetiva aprovação a ocorrer na Assembleia Geral de 5 de julho de 2023.

Este esforço adicional levou também ao adiamento da apresentação das contas de 2022 para janeiro próximo, conforme comunicado divulgado no dia 12 de dezembro.

 

Repatriamento de divisas de Angola

A Reditus tem, de forma ativa e consistente desde há décadas, realizado projetos de prestação de serviços tecnológicos em várias Entidades dos Sectores Público e Privado em Angola. 

Os projetos decorrem de acordo com o plano de negócios desenvolvido pela empresa, tendo para o efeito o Grupo Reditus implementado modelos financeiros que têm permitido receber pagamentos deste mercado, em euros e em Portugal, por via da linha protocolada entre Portugal e Angola para cobertura de riscos de exportações. 

A Reditus tem recebido periódica e regularmente os pagamentos em Euros, conforme divulgado no relatório e contas de 2021 na parte final da nota 14 e 42 do Anexo - Notas às Demonstrações Financeiras.