NOTÍCIAS

RESULTADOS 1º SEMESTRE 2004

  • Proveitos operacionais atingem 9 milhões de euros, mais 27,9%
  • EBITDA aumenta 1,15 milhões de euros
  • Custos operacionais aumentam 5,8%
  • Resultado Líquido positivo de 767,9 mil euros
 
O Grupo Reditus SGPS obteve no primeiro semestre de 2004 um resultado liquido consolidado de 767,9 mil euros, mais 2,9 milhões de euros que em igual período de 2003. O EBITDA consolidado aumentou 1,15 milhões de euros face ao primeiro semestre de 2003, para os 592,5 mil euros.
 
Este resultado advém da melhoria da actividade económica nos sectores onde o Grupo opera, bem como da estratégia de contenção de custos e de diversificação da carteira de clientes levada a cabo nos semestres anteriores.
 
Também em França, a recuperação do mercado e o reposicionamento estratégico da sua participada Caleo, possibilitaram uma recuperação significativa dos índices de actividade e respectivos resultados.
 
Simultaneamente à melhoria dos resultados, o esforço de contenção iniciado em 2001 e continuado em 2002 e 2003, consolidou-se em 2004, tendo os custos operacionais apenas aumentado 5,8%.
 
Por área de negócio, a InterReditus, a Caleo e a Redware são responsáveis por 83% dos proveitos totais do Grupo. Em termos do contributo para o EBITDA é de realçar a contribuição da Redware em 48%, bem como da Reditus II e a JM Consultores.
 

 
Na sequência das acções concretizadas nos últimos anos, a oferta tecnológica do Grupo evoluiu para uma oferta de outsourcing especializado, em virtude da constatação da cada vez maior necessidade de as empresas se focarem nas suas actividade core, externalizando diversas áreas e abrindo assim novas oportunidades para as empresas do grupo Reditus, realidade evidenciada no primeiro semestre deste ano.
 

 
Desta forma sedimentou-se um mercado crescente para a oferta de serviços de PSO (Processing Services Outsourcing), BPO (Business Process Outsourcing), BTO (Business Transformation Outsourcing), ITO (Information Tecnology Outsourcing) e Contact Center/CRM. Estas actividades são fundamentalmente desenvolvidas pela Redware, JM Consultores e Reditus II.
 

 
Apesar desta evolução competitiva da oferta o Grupo Reditus mantém e está a desenvolver, através da sua sociedade operacional InterReditus, a sua oferta nas TI/SI (Tecnologias de Informação / Sistemas de Informação) como implementador e integrador de tecnologias e sistemas de informação, próprias e de terceiras partes com quem tem firmadas diversas parcerias.
 
Ainda de destacar é a evolução das nossas ofertas para a georeferenciação e gestão de frotas que passam a estar disponiveis utilizando tecnologia GPRS. Esta nova oferta permite reduzir substanciamente o custo da solução e o custo da sua posse / exploração, abrindo-se assim a oferta a mais clientes. Esta solução é disponibilizada pela nossa empresa BCCM.
 
Actuando no dominio da engenharia e sistemas de produção para semi-condutores a nossa participada Caléo cedeu em finais de Janeiro os activos da sua filial IdealTag ao Grupo Bolloré, complementada pela venda dos seus equipamentos de pré-produção, o que lhe permite manter o seu tradicional nível de investimento em R&D não só nas áreas do seu core business, mas ainda em outras onde a aplicação do seu know-how de base possa vir a originar outras tecnologias inovadoras. A evolução deste novo sector de actividade – RFID (Radio Frequency Identification Devices) - leva-nos a esperar que, após a instalação da primeira linha de produção durante o 4° trimestre do corrente ano, novas encomendas de linhas se venham a concretizar em 2005, assim como o recebimento de receitas ligadas aos volumes de etiquetas inteligentes a produzir em 2004, 2005 e 2006.
 
SITUAÇÃO ECONÓMICA e FINANCEIRA
 
Mantém-se o crescimento sustentado verificado a partir do 3º trimestre de 2003, confirmando as políticas então implementadas vocacionadas para o aumento do volume de negócio suportado pela disciplinarização dos custos, bases estas que conduzem o Grupo a uma desejada estabilidade financeira.
 

 
MERCADO DE CAPITAIS
 
A Reditus encontra-se cotada na Euronext no mercado de Next Segments, e no PEX.
O desempenho do título Reditus no mercado da Euronext Lisbon foi o seguinte:
 
  • Durante o primeiro semestre do ano foi negociado um volume de 7 029 324 acções correspondendo a um valor de 14 559 491 Euros.
  • No primeiro dia de negociação de 2004, 2 de Janeiro, a cotação fechou em 1,37 Euros e, no último dia de negociação do primeiro semestre, 30 de Junho, a cotação fechou em 2,15 Euros, correspondendo a uma valorização de 57%.
  • O valor máximo atingido no semestre foi de 2,59 Euros e o valor mínimo de 1,34 Euros.
  • No período em análise o PER obtido é de 18,2 e o POS de 1,54.
 
No semestre foram pagos valores referentes às Obrigações Reditus 91 (Juros do Cupão nº16 e Pagamento do 8º Reembolso) e às Obrigações Reditus 93 (Juros do Cupão nº12 e Pagamento do 8º Reembolso).
 
EVOLUÇÃO PREVISÍVEL
 
O sucesso das medidas tomadas em anos anteriores, a recuperação dos nossos mercados alvo e a crescente diversificação da carteira de clientes permitem ao Grupo perspectivar com optimismo prudente os próximos meses, num momento em que já é pacífico admitir a recuperação sustentada do sector.
 

NOTA: À semelhança do ocorrido nos exercícios anteriores o Auditor emitiu uma opinião sobre as contas simples e consolidadas, com uma única reserva, de teor semelhante, relativa à contabilização do valor da marca Reditus referindo que o seu reconhecimento como um activo, que em 30 de Junho de 2004 totaliza cerca de 35.150.000 de euros – o mesmo que em 2003 - não se enquadra nos princípios contabilísticos geralmente aceites.