NOTÍCIAS

RESULTADOS 1º SEMESTRE 2005

  • Proveitos operacionais atingem 10,6 milhões de euros, mais 14,8% que em período homólogo de 2004.
  • Resultado Líquido de 867 mil euros, o que significa um acréscimo de 13% relativamente ao 1º semestre de 2004
 
O Grupo Reditus SGPS registou no primeiro semestre de 2005 um Resultado Líquido consolidado de 867 mil euros, valor que significou um aumento de 13% relativamente a igual período de 2004. Os proveitos operacionais aumentaram 14,8%, registando-se um menor acréscimo dos custos operacionais face ao aumento dos proveitos. O EBITDA atingiu os 576 mil euros e o EBIT alcançou os 287 mil euros, o que representa um aumento de 155% em relação ao primeiro semestre de 2004.
 
Em termos de actividade, a Reditus tem vindo a seguir uma estratégia de aposta nos serviços de regime em Outsourcing para os seus clientes, contribuindo de forma directa para a redução de custos e aumento de eficiência no cliente. No primeiro semestre de 2005 consolidou-se esta política, sendo que todos os clientes de referência alargaram as áreas de cooperação com a Reditus e novos clientes iniciaram a sua relação com a empresa através do esforço desenvolvido pela unidade de “Go to Market”.
 
Os proveitos das actividades nacionais aumentaram 26,5%, quando comparados com o primeiro semestre de 2004, reforçando-se a oferta da Reditus de serviços de PSO (Processing Services Outsourcing), BPO (Business Process Outsourcing), BTO (Business Transformation Outsourcing) e ITO (Information Technology Outsourcing) e Contact Center / CRM. A Reditus manteve também a sua oferta nas TI/SI (Tecnologias de Informação / Sistemas de Informação) como implementador e integrador de tecnologias e sistemas de informação, próprias e de parceiros. A solução de georeferenciação e gestão de frotas passou a estar disponível utilizando tecnologia GPRS.
 
As actividades internacionais, através da Caléo, representaram 20% dos Proveitos mas, como tinha sido referido no relatório relativo ao primeiro trimestre de 2005, sofreram com a forte correlação com o mercado sazonal dos semicondutores. A par da actividade tradicional de integração na indústria de semicondutores, a Caléo continua a contribuir com o seu know-how de base na evolução de um novo sector de actividade – RFID (Radio Frequency Identification Devices)
 
IMAGEM
 
A Reditus está também envolvida na criação de uma rede de empresas internacionais designada por Aliança Multi-doméstica que visa a prestação de serviços, utilizando conceitos e metodologias semelhantes com o objectivo de acompanhar a actividade dos clientes nos espaços geográficos em que estão presentes.
 
IMAGEM
 
Situação Económica e Financeira
 
Mantém-se o crescimento sustentado, patente no quadro abaixo, confirmando as políticas implementadas pela Reditus vocacionadas para o aumento do volume de negócio suportado pela contenção dos custos. A variação verificada no Activo e no Passivo, em 2005, relaciona-se fundamentalmente com a realização de participações financeiras.
 
IMAGEM
 
O significativo aumento de proveitos de par com a consolidação do esforço de racionalização e contenção de custos continuou a produzir os seus efeitos, conduzindo a um EBITDA de cerca de 576 mil euros, que representa 6,2% do total do volume de negócios. O EBITDA Operacional Total e o EBITDA das Operações Nacionais significam 15% e 20% dos respectivos volumes de negócios.
 
Evolução Previsível
 
Embora devendo ser prudentes nas perspectivas de desenvolvimento das actividades do Grupo, a Reditus considera que criou condições para um desempenho sustentado e positivo nos tempos mais próximos, com a renovação e a celebração de novos contratos plurianuais de prestação de serviços e um conjunto apreciável de negócios em fase de decisão e de encomendas em carteira quer em Portugal quer no estrangeiro.   
 

Sobre esta informação semestral consolidada, preparada de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC/NIRF), os auditores emitiram um Relatório Sem Reservas.