NOTÍCIAS

Resultados Anuais 2006

  • Proveitos Totais atingem 27,8 milhões de euros, mais 21% que em 2005.
  • Resultado Liquido de 175 mil euros, traduzindo um decréscimo face aos 2,7 milhões de euros registados em 2005 devido essencialmente à ausência de Resultados Financeiros Não Recorrentes.
  • EBIT aumenta 82% relativamente a período homólogo, atingindo 1,6 milhões de euros.                                                                
 
O Grupo Reditus passou a estar organizado em duas áreas de negócio: Outsourcing de Serviços e Sistemas de Engenharia e Mobilidade. As actividades de Outsourcing de Serviços englobam Business Process Outsourcing (BPO), Outsourcing de Infra-estruturas Informáticas, Contact Centers e IT Consulting. A área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade inclui Sistemas de Engenharia, Sistemas de Mobilidade e Personalização de Documentos Financeiros.
 
Em 2006, o Volume de Negócios consolidado do Grupo cresceu 28% em relação ao período homólogo, atingido os 25,5 milhões de euros, dos quais 75% foram gerados pela área de Outsourcing de Serviços. É de realçar o crescimento de 34% da área de Outsourcing de Serviços, bem como o crescimento de 15% da área de Soluções de Engenharia e Mobilidade.
 
A Reditus manteve a aposta na celebração de contratos plurianuais ou de renovação automática, permitindo que 67% do Volume de Negócios de 2006 esteja já contratado para o corrente ano de 2007.
 
No período em análise, o Grupo obteve Proveitos Operacionais de 27,8 milhões de euros, um acréscimo de 21% face a 2005, enquanto que os Custos Operacionais aumentaram 19% para 25,6 milhões de euros e representaram 92% dos proveitos totais, em comparação com 94% no ano anterior. Este desempenho reflecte o contínuo esforço de racionalização dos custos de estrutura e a contenção dos restantes custos operacionais.
 
O EBITDA Consolidado aumentou 48% em relação a 2005 para 2,2 milhões de euros. Numa base comparável, isto é, excluindo os Resultados Extraordinários, o EBITDA Consolidado registou um crescimento de 52%.
 
O EBITDA Recorrente da área de Outsourcing de Serviços representou 92% do EBITDA Recorrente Consolidado, tendo registado um aumento de 22% face ao ano anterior. O EBITDA Recorrente da área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade apresentou uma melhoria significativa registando um valor positivo de 138 mil euros quando comparado com um valor negativo de 175 mil euros em 2005.
 
A Reditus registou um Resultado Operacional de 1,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 82% em relação a 2005.
 
O Resultado Financeiro Liquido atingiu um valor negativo de 1,05 milhões de euros, o que compara com o valor positivo de 452 mil euros obtido no ano anterior. Esta variação é explicada maioritariamente pela ausência de proveitos financeiros não recorrentes; aumento dos encargos financeiros devido à aquisição do Centro de Serviços Reditus Alfragide I e aumento do recurso ao factoring para financiamento das necessidades de fundo maneio.
 
O custo relativo ao Imposto sobre o Rendimento ascendeu a 337 mil euros em 2006, que compara com um proveito de 1,28 milhões de euros em 2005 que resultou do reconhecimento de impostos diferidos activos, no exercício de 2005, no montante de 1,33 milhões de euros, relativos a prejuízos fiscais reportáveis.
 
O Resultado Líquido Consolidado atingiu 175 mil em 2006, o que traduz um decréscimo face aos 2,66 milhões de euros registados em 2005 explicado pelo impacto dos Resultados Financeiros descrito anteriormente e pela variação no reconhecimento do Imposto sobre o Rendimento. 
 

 
Indicadores por Área de Negócio
 
Durante o ano de 2006, o BPO manteve um elevado desempenho, tendo o seu volume de negócios aumentado 31% para 7,0 milhões de euros. No que diz respeito ao Outsourcing de Infra-estruturas Informáticas, esta área registou um crescimento do seu Volume de Negócios de 22% para 5,4 milhões de euros, enquanto que a área de IT Consulting registou um aumento de 57% para os 5,6 milhões de euros. O Volume de Negócios do Contact Center cresceu 4,3% para 1,3 milhões de euros.
 
A actividade de Sistemas de Engenharia e Mobilidade também apresentou uma performance muito positiva em 2006, com um Volume de Negócios de 6,4 milhões de euros, o que representa um crescimento de 15%.
 

 
Objectivos para 2007: Reditus quer crescer a dois dígitos ao nível de proveitos e EBITDA
 
  • Manter do nível de crescimento orgânico a dois dígitos;
  • Continuação do esforço desenvolvido nos últimos anos de celebração de contratos plurianuais ou automaticamente renováveis;
  • Reforçar a equipa de vendas transversal a todo o Grupo — Go To Market. É de realçar que esta equipa tem conseguido atingir resultados notáveis nos últimos exercícios, nomeadamente ao nível do cross-selling;
  • Prestar Serviços de Outsourcing em sectores de actividade económica fora dos mercados tradicionais da Reditus (banca e seguros) na qual a empresa acredita existir um enorme potencial;
  • Criar novos Centros de Serviços no território nacional que sejam atractivos do ponto de vista dos custos e que, beneficiando das novas tecnologias de informação e comunicação, permitam uma deslocalização;
  • Consolidação e intensificação da posição no mercado de outsourcing;
  • Continuação da política de rentabilização de meios técnicos e humanos e controlo de custos;
  • Autonomizar a área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade potenciando um elevado crescimento.