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Resultados do primeiro semestre de 2007

  • Volume de Negócios de € 13,1 milhões (+ 13%)
  • EBITDA de 1,8 milhões (+47%)
  • EBIT de € 1,0 milhão (+25%)
  • Resultado Líquido de € 510 mil (+238%)
 
 
1. Resumo da Actividade
 
De acordo com o esperado, os Resultados Consolidados do Grupo Reditus no 1º semestre de 2007 apresentaram, mais uma vez, uma boa performance operacional.
 
A aposta no alargamento e fidelização da carteira de Clientes, e na celebração de novos contratos plurianuais têm continuado a suportar a evolução positiva da área de Outsourcing de Serviços.
 
A estratégia de aceleração do desenvolvimento da área de Engenharia e Mobilidade permitiu uma melhoria significativa do seu desempenho no período em análise.  
 
Actualmente o Grupo está organizado em duas áreas de negócio: Outsourcing de Serviços e Sistemas de Engenharia e Mobilidade.
 
As actividades do Outsourcing de Serviços incluem: (1) Business Process Outsourcing (BPO), (2) Outsourcing de Infra-estruturas Informáticas, (3) IT Consulting e (4) Contact Centers. A área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade inclui os seguintes negócios: (1) Sistemas de Engenharia, (2) Sistemas de Mobilidade e (3) Personalização de Documentos Financeiros.
 
 
2. Indicadores Consolidados
 
2.1. Proveitos Operacionais Consolidados
 
Os Proveitos Operacionais Consolidados da Reditus aumentaram 9,3% no 1S07 para € 13,7 milhões, valor que compara com € 12,5 milhões registados no período homólogo.
 
O Volume de Negócios Consolidado no 1S07 ascendeu a € 13,1 milhões, o que significou um acréscimo de 13% face ao período homólogo de 2006, impulsionado pelo crescimento de 12,7% da área de Outsourcing de Serviços bem como pelo aumento de 19,3% verificado na área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade.
 
2.2. Custos Operacionais
 
Os Custos Operacionais Consolidados líquidos de amortizações aumentaram apenas 5,1% no 1S07 relativamente ao período homólogo, e representaram 87% dos Proveitos Totais em comparação com 90% no mesmo período do ano anterior, reflectindo o contínuo enfoque do Grupo na contenção de custos.
 
Destacamos a redução de 1,4% dos Custos com o Pessoal que representaram 32% do Volume de Negócios, o que compara com 37% registado no semestre homólogo de 2006.
 
2.3. Resultado Operacional antes de Amortizações (EBITDA)
 
O EBITDA Consolidado registou um crescimento face ao período homólogo de 47,3% para € 1,8 milhões, equivalente a uma margem de 13,4%, o que representa um ganho de 3,4p.p face à margem registada no semestre homólogo de 2006.
 
Salientamos, no entanto, que a expectável variação positiva do EBITDA para o final do ano, face ao período homólogo, será tradicionalmente condicionada pela sazonalidade inerente ao período estival do 3º trimestre.
 
2.4. Resultado Líquido
 
As Depreciações e Amortizações do 1S07 aumentaram em cerca de € 394 mil relativamente ao período homólogo devido ao impacto dos activos intangíveis (desenvolvimentos de projectos próprios).
 
Os Encargos Financeiros Líquidos atingiram € 276 mil no 1S07, um decréscimo de € 144 mil face ao 1S06, explicado por um ganho não recorrente de cerca de € 447 mil relacionados com títulos cotados. Excluindo este efeito, os encargos financeiros líquidos registaram um aumento de cerca de € 300 mil devido essencialmente à aquisição do Centro de Serviços Reditus Alfragide, aumento das necessidades de fundo maneio em consequência do crescimento da actividade de Outsourcing e o aumento da taxa de referência (Euribor).  
 
O Resultado Líquido Consolidado atingiu € 507,2 mil no 1S07, o que traduz um acréscimo face aos € 150 mil registados no período homólogo justificado essencialmente pela melhoria verificada nos resultados operacionais e financeiros.
 
 
3. Indicadores por Área de Negócios
 
3.1. Outsourcing de Serviços
 
A área de Outsourcing de Serviços apresentou um acréscimo de 12,7% no seu Volume de Negócios para   €10,4 milhões. O EBITDA aumentou 50% em termos homólogos para € 1,5 milhões com a margem EBITDA a registar um acréscimo de 4,2p.p para 14,2%.
 
Durante o 1S07, a Reditus assinou contratos na área do Outsourcing de Serviços com valor aproximado de € 9,0 milhões, dos quais cerca de € 4,0 milhões terão impacto em 2007. Considerando que o Grupo iniciou o ano com negócios transitados de anos anteriores com valor aproximado de € 17 milhões, mantemos a nossa perspectiva de crescimento do volume de vendas para o total do ano, assegurando o cumprimento do objectivo estratégico previamente anunciado de crescimento a dois dígitos.
 
3.1.1 Outsourcing de Processos de Negócio (BPO)
 
A Reditus é líder de mercado na área de operações de back-office em Portugal. Através de metodologias próprias, processos optimizados e flexíveis, tecnologias de informação e competências humanas especializadas, a Reditus apresenta actualmente as melhores soluções de Outsourcing na área de tratamento de dados. As actividades do BPO incluem: Preparação de Documentos, Verificação de Requisitos, Análise de Dados, Introdução de Dados, Digitalização, Gestão de Arquivo e Expediente.
 
O Grupo tem entre os seus clientes diversas empresas de grande dimensão, nomeadamente nos sectores bancários, segurador e das telecomunicações, onde trata de operativas que se revestem de um elevado grau de complexidade e sigilo.
 
De acordo com IDC (International Data Corporation), o BPO é considerado uma das áreas de mais rápido crescimento relativamente aos serviços tecnológicos, devendo apresentar um crescimento anual médio de 14,2% durante os próximos 3 anos.
 
Durante o 1S07, esta área de negócio continuou a apresentar um notável crescimento, tendo o Volume de Negócios, em termos homólogos, aumentado 37% para € 4,3 milhões. O EBITDA registou um acréscimo de 7,3% e a margem atingiu 15%.
 
3.1.2 Outsourcing de Infra-estruturas Informáticas
 
A área de Outsourcing de Infra-estruturas Informáticas disponibiliza às empresas uma gestão integrada de todo o seu sistema de informação. Os serviços prestados por esta área incluem: HelpDesk de Tecnologias de Informação e Comunicações (Service Desk), Gestão e Manutenção de Equipamentos, Gestão e Manutenção de Redes e Sistemas, Projecto e Implementação de Redes de Dados (Networking e Segurança).
 
O Volume de Negócios desta unidade operacional atingiu € 2,2 milhões, o que representa uma redução de 16,4% face ao período homólogo. Esta redução deve-se essencialmente ao impacto do arranque de um projecto de dimensão significativa ocorrido no 1S06.
 
O EBITDA atingiu € 224 mil no 1S07, valor que compara com os € 434 mil registados no mesmo período do ano anterior. É de salientar que o EBITDA foi influenciado por um custo adicional caracterizado por um esforço na optimização e melhoria da gestão operacional e na qualidade dos serviços prestados aos clientes.
 
Para o 2º semestre estimamos uma recuperação dos resultados operacionais desta unidade de negócio, que deverão manter-se em linha com o ano anterior, devido ao arranque de novos projectos e ao impacto da melhoria da gestão operacional referido anteriormente.
 
3.1.3 IT Consulting
 
A área de IT Consulting fornece serviços de Consultoria em Tecnologias de Informação, incluindo: (1) Desenvolvimento de raiz de aplicações (2) Manutenção evolutiva de aplicações (3) Customização de aplicações.    
 
É uma área estratégica para a Reditus que se posiciona como prestadora de um serviço de elevado valor acrescentado, constituindo uma importante componente da nossa oferta às áreas de Tecnologias e Sistemas de Informação.
 
Esta área de negócio apresentou um excelente desempenho no 1S07. O Volume de Negócios atingiu € 3,2 milhões, um aumento de 16,7% face ao valor do 1S06 e o EBITDA registou um valor positivo de € 684 mil quando comparado com um valor negativo de € 42 mil no período homólogo. A variação do EBITDA era expectável dado que no ano passado existiram custos não recorrentes relativos ao início de novos projectos de dimensão significativa.  
 
3.1.4 Contact Center
 
Os serviços de Contact Center incluem: (1) Apoio a Contact Centers, (2) Gestão integral de Contact Center, (3) Serviços de Inbound, (4) Serviços de Outbound e (5) Outsourcing de Infra-estruturas de Contact Center.
 
O Volume de Negócios da actividade de Contact Center registou um decréscimo de 1,7% para € 615 mil.
 
Com o objectivo de enriquecer os nossos serviços junto do mercado em geral e dos nossos clientes em particular, está a ser implementada, em parceria com uma empresa Belga, uma nova tecnologia para a realização de operações de Contact Center, o que proporcionará uma oferta diferenciadora e geradora de valor.
 
3.2. Sistemas de Engenharia e Mobilidade
 
A Reditus desenvolve Soluções de Engenharia para montagem (“back-end” e “front-end”) de semicondutores e outros componentes micro electrónicos, Soluções de Geo-referenciação e Telemetria e Personalização de Documentos Financeiros.
 
A actividade de Sistemas de Engenharia e Mobilidade apresentou uma performance muito positiva no 1S07. O Volume de Negócios cifrou-se em € 2,7 milhões, o que representa um aumento de 19,3% face ao 1S06, impulsionado pelo crescimento de 50,2% na área de Soluções de Engenharia que resultou da concretização de uma série de novas encomendas, que vinham a ser negociadas desde o final do ano passado. O EBITDA aumentou 41,8% para € 300 mil essencialmente devido à forte recuperação da unidade operacional Soluções de Engenharia.  
 
 
4. Balanço - Principais Rubricas
 
€ Milhões
  2006 1S07 Var.
Activo Total 36.3 36.5 0.6%
Activos Não Correntes 21.6 20.8 -3.5%
Activos Correntes 14.8 15.7 6.4%
Capital Próprio 2.0 2.5 21.6%
Passivo Total 34.3 34.1 -0.7%
Passivos Não Correntes 16.6 19.9 19.8%
Passivos Correntes 17.7 14.2 -19.9%
 
 
5. Comportamento Bolsista
 
Durante o 1S07 foram transaccionadas cerca de 5,4 milhões de acções correspondendo a um valor aproximado de € 20,7 milhões e a 63% do capital social da Reditus.
 
No final do 1S07, dia 29 de Junho de 2007, a cotação das acções Reditus fechou em  €5,09, o que representa uma valorização de 45% face aos €3,50 registados no final de 2006.