NOTÍCIAS

A Tecnidata SI, empresa do Grupo Reditus, implementou na Acuinova conjunto de soluções de TI

Tecnidata SI, empresa do Grupo Reditus, implementou na Acuinova, uma solução de rede estruturada com backbone em fibra óptica e um conjunto de outras soluções de TI, que garantem conectividade entre todos os serviços dispersos pelo complexo de 42 hectares e 1760 tanques que compõem o empreendimento que será a maior unidade do mundo de produção de Pregado em aquicultura.
 
A Acuinova, a maior unidade do mundo de produção de pregado em aquicultura, inaugurada no passado dia 21 de Junho, contratou à Tecnidata SI uma solução de Rede Estruturada com backbone em fibra óptica, que garante a conectividade entre todos os serviços dispersos pelo complexo, que alberga cerca de 1760 tanques de engorda que ocupam uma área de 42 hectares.
 
Sobre a rede estruturada, a Tecnidata SI implementou ainda, soluções de Segurança, Rede de Voz e Dados com cobertura Wireless, Videovigilância e Videoconferência.
 
Em conjunto, a equipa de Sistemas de Informação da Pescanova/Acuinova e a equipa de projecto da Tecnidata SI, procederam à implementação de uma infra-estrutura de sistemas, disponibilizando serviços de autenticação, directório e correio electrónico, suportando ainda o ERP da organização implementado pela Roff, outra empresa do Grupo Reditus/Tecnidata especializada em soluções SAP.
 
Paulo Pires, Director Administrativo e Financeiro da Acuinova, explica que “A estrutura implementada pela Tecnidata SI permite suportar todos os sistemas de informação da unidade aquícola, desde a ligação em rede de todos os tipos de máquinas, robots de alimentação, básculas e balanças, máquinas de classificação, máquinas de embalamento, impressoras de etiquetas, silos de armazenagem de ração, caudalimetros, etc., garantindo a disponibilidade da informação em qualquer ponto do complexo de 42 hectares, contribuindo para a melhoria da produtividade, controlo e rastreabilidade total dos nossos produtos, tornando a Acuinova, em Mira, numa percursora na integração da informação de várias fontes/tecnologias que, antes, trabalhavam de forma independente e desintegrada".
 
“A utilização de uma rede estruturada em fibra óptica, permite-nos reduzir os custos de TI no longo prazo, ao poder suportar qualquer desenvolvimento tecnológico que venha a surgir, sem necessidade de alterar a infra-estrutura base de suporte”, acrescenta Paulo Pires.
 
Para Paulo Pires, “A Tecnidata SI, foi seleccionada por ter demonstrado a capacidade técnica de implementação, e garantia da qualidade da instalação necessárias a um projecto desta dimensão, tendo implementado a infra-estrutura dentro dos prazos contratuais, garantindo assim a disponibilidade da infra-estrutura para o arranque da exploração”.
 
Para Luis Baltazar, Director de Networking da Tecnidata SI “Este é um projecto do qual nos orgulhamos, porque conseguimos demonstrar capacidade técnica, organização e flexibilidade. Para além de envolver várias áreas de competência, desde o networking à segurança, passando pelos sistemas, envolvemos as nossas equipas do Porto e Lisboa, que trabalharam em conjunto com a equipa da Acuinova”.