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Co-Sourcing: A solução à medida de uma nova realidade
 

O co-sourcing oferece às organizações não só uma maior flexibilização dos custos relacionados com a estrutura, mas também a melhoria do desempenho financeiro e a otimização dos processos produtivos.

Hoje em dia, existem ainda empresas que não tiram partido de todos os benefícios que uma política de outsourcing lhes pode oferecer – seja porque sentem a necessidade de controlar as operações e o conhecimento, por se encontrarem numa fase de maturidade não compatível com a externalização de funções ou simplesmente por não acreditarem no modelo. O co-sourcing assume-se por isso como uma alternativa válida de melhor adaptação às necessidades específicas da atualidade.

 

Para esclarecer e desmistificar este tema, a Reditus realizou um workshop subordinado à temática do co-sourcing. Clientes, parceiros e players do mercado em geral esgotaram o auditório da sede da empresa, em Alfragide, comprovando o grande interesse que existe sobre um assunto tão atual.

Durante mais de duas horas, foi possível assistir a um enquadramento, conhecer as principais vantagens do modelo de co-sourcing e ainda acompanhar um excelente debate protagonizado por profissionais com várias experiências e sensibilidades sobre o co-sourcing e o outsourcing.

 


Carlos Oliveira

«O co-sourcing é o único mecanismo que existe hoje em Portugal para lidar com a questão do IVA, com a questão dos recursos em excesso e também para negociar com sucesso a questão social»


Nuno Catarino

«O co-sourcing tem de ser visto sempre como uma oportunidade de afetar recursos humanos e, sendo uma parceria, é preciso também criar valor para duas entidades.»


Isabel Vaz

«Temos de dimensionar os recursos humanos para o mínimo do pico da necessidade, e a restante capacidade surge em função das necessidades de recursos, sendo geralmente feita em regime de co-sourcing.»


António Bandeira

«Não devemos fazer outsourcing de problemas – essa é a pior decisão que uma empresa pode tomar. Ao decidir fazer o outsourcing seja em que área for, a empresa deve fazer antes o seu trabalho de casa.»


Afonso Silva

«Uma das coisas decisivas neste tipo de contratos é, mais do que focar no custo, focar no resultado e sobretudo partilhar benefícios e riscos mais do que remunerar a prestação.»

   
Destaques
 
Carlos Oliveira, COO da Reditus  
A mudança do paradigma  
Numa breve introdução ao tema, Carlos Oliveira começou por salientar que «o outsourcing é uma ferramenta ótima para aumentar a prestação de serviços aos clientes finais, com um menor peso e com recurso... Ir
Nuno Catarino, Partner da Mckinsey  
Principais vantagens do outsourcing  
A grande vantagem que está associada ao outsourcing – e a principal razão para se partir para o outsourcing – é a redução de custos. Para Nuno Catarino, este é um fenómeno muito ligado a mercados anglo-saxónicos... Ir
Intervenientes  
Debate  
Isabel Vaz, Presidente Executiva da Espírito Santo Saúde; António Bandeira, Diretor Coordenador da Direção de Operações do Millennium BCP; Afonso Silva, Presidente da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública; Nuno Catarino, Partner da Mckinsey; Carlos Oliveira, COO da Reditus Ir
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