Resultado Líquido da Reditus atinge € 1,1 milhões em 2009
- Resultado Líquido de € 1,1 milhões
- Volume de Negócios de € 104,3 milhões
- Proveitos Operacionais de € 107,2 milhões
- EBITDA de € 10,5 milhões
- Margem EBITDA de 9,8%
- EBIT de € 6,7 milhões
- Vendas Internacionais representaram 33% do Volume de Negócios
Nota: A estratégia de crescimento da Reditus alterou o perímetro de consolidação com a aquisição do Grupo Tecnidata em 2008 e da Panda Security em 2009, pelo que a informação financeira de 2009 não é directamente comparável com a dos períodos anteriores, mesmo em base pró-forma.
Resumo da Actividade
1. O ano de 2009 ficou marcado pelo sucesso da integração das empresas adquiridas no final de 2008, pela abertura de Centros de Serviços dedicados aos contratos de Business Process Outsourcing (Castelo Branco, Benavente, Lisboa Roma e Lisboa Expo.) e da fábrica de software da Covilhã, bem como pela aquisição do distribuidor exclusivo da Panda Security em Portugal e pelo aumento das vendas internacionais.
O Grupo continuou em 2009 a sua estratégia de racionalização e reestruturação que implicou a fusão por incorporação das sociedades que prestam serviços e fornecem soluções na área de infra-estruturas de TI e umareorganização das sociedades que prestam serviços de suporte para o Grupo Reditus.
Esta reestruturação tem por objectivo simplificar a estrutura organizacional, reduzir custos, standardizar a gestão dos negócios das empresas envolvidas e aumentar a eficiência operacional.
O Grupo Reditus encontra-se segmentado em quatro unidades de negócios: BPO, IT Outsourcing, IT Consulting e Sistemas de Engenharia e Mobilidade.
Apesar do actual contexto macroeconómico, os Proveitos Totais atingiram €107,2 milhões e a margem EBITDA foi de 9,8%.
2. Indicadores Consolidados
2.1. Proveitos Operacionais Consolidados
Em 2009, os Proveitos Operacionais Consolidados da Reditus registaram um crescimento de 71% face ao período homólogo para € 107,2 milhões.
O Volume de Negócios Consolidado ascendeu a € 104,2 milhões, valor que corresponde a um crescimento de 76% face ao mesmo período do ano anterior. As Vendas Internacionais representaram 33% do Volume de Negócios em 2009.
2.2. Custos Operacionais
Os Custos Operacionais Consolidados líquidos de amortizações, provisões e ajustamentos totalizaram € 96,7 milhões em 2009, o que representa um aumento, em termos homólogos, de 81,3%.
2.3. Resultado Operacional antes de Amortizações (EBITDA)
O EBITDA Consolidado atingiu € 10,5 milhões, equivalente a uma margem de 9,8%.
2.4. Resultado Líquido
As Depreciações, Amortizações, Provisões e Ajustamentos atingiram € 3,7 milhões em 2009, o que reflecte um decréscimo de 16,0% face ao ano anterior.
O Resultado Operacional (EBIT) cifrou-se em € 6,7 milhões, equivalente a uma margem de 6,3%.
Os Resultados Financeiros atingiram um valor líquido negativo € 3,6 milhões, um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Provisão para Imposto sobre o Rendimento foi de € 2,0 milhões em 2009, valor que compara com € 0,54 milhões em 2008.
O Resultado Líquido Consolidado atingiu € 1,1 milhões em 2009, um aumento de € 0,52 milhões face aos € 0,63 milhões alcançados no ano anterior.
3. Indicadores por Área de Negócios
3.1.1 (BPO - Front-Office e Back-Office)
A Reditus apresenta as melhores soluções de BPO (Business Process Outsourcing) na área de gestão de processos de suporte de negócio, incluindo o tratamento, análise e interpretação de dados através de metodologias próprias, de processos optimizados e flexíveis e de tecnologias de informação.
O Grupo tem entre os seus Clientes diversas empresas de grande dimensão, nomeadamente nos sectores bancário, segurador, telecomunicações e saúde, para os quais trata de operativas que se revestem de um elevado grau de complexidade.
O BPO contribuiu com cerca de 16% para o Volume de Negócios total da Reditus e 21% do EBITDA total gerado em 2009.
Esta área de negócio atingiu um Volume de Negócios de 16,8 milhões de euros, o que significa um crescimento de 14% face ao valor registado no período homólogo.
Durante o ano de 2009 foram abertos quatro novos centros de serviço (Castelo Branco, Benavente, Lisboa Roma e Lisboa Expo) acrescentando 900 novas posições de operação, totalizando assim mais de 1.300 posições a capacidade instalada da Redware. Foram também iniciados 13 novos serviços em sete clientes existentes e conquistados sete novos clientes em mercados diversificados.
O EBITDA e a margem EBITDA mantiveram-se praticamente inalterados face ao ano anterior, atingindo 2,1 milhões de euros e 12,1% respectivamente.
3.1.2 IT Outsourcing
Como referido, o Grupo procedeu recentemente a uma racionalização e reestruturação societária que implicou a fusão por incorporação das sociedades que prestam serviços e fornecem soluções nesta área, permitindo a redução de custos e o aumento da eficiência operacional.
Esta área disponibiliza às empresas uma gestão integrada de todo o seu sistema de informação. Os serviços prestados por esta área incluem: HelpDesk de Tecnologias de Informação e Comunicações (Service Desk), Gestão e Manutenção de Equipamentos, Projecto e Implementação de Redes de Dados (Networking e Segurança) e Gestão e Manutenção de Redes e Sistemas.
O IT Outsourcing representou 47% do Volume de Negócios e 43% do EBITDA total do Grupo Reditus.
O Volume de Negócios foi de 49,3 milhões, o que compara com 23,9 milhões no ano anterior. O EBITDA atingiu € 4,5 milhões em 2009, equivalente a uma margem de 9,0%.
3.1.3 IT Consulting
O segmento de IT Consulting presta serviços de consultoria estratégica em tecnologias de informação, consultoria técnica e de implementação de sistemas, outsourcing de tecnologias de informação e formação no âmbito de projectos.
Para melhorar a qualidade e a produtividade desta área, a Reditus tem vindo a adoptar metodologias e tecnologias que permitam uma maior agilidade e reutilização das soluções desenvolvidas, tendo implementado o conceito de fábrica de Software (Software Factory) que integra as áreas de SAP e Outsystems. Em Abril de 2009 foi criado a fábrica de Software na Covilhã numa parceria entre a Roff e a Câmara Municipal da Covilhã.
O IT Consulting representou 32% do Volume de Negócio e do EBITDA total da Reditus.
O Volume de Negócios atingiu € 33,1 milhões, valor que compara com € 12,7 milhões no ano de 2008. O EBITDA foi de € 3,4 milhões, equivalente a uma margem de 9,7%.
3.2. Sistemas de Engenharia e Mobilidade
A Reditus desenvolve Soluções de Engenharia para montagem (“back-end” e “front-end”) de semicondutores e outros componentes micro electrónicos, Soluções de Geo-referenciação e Telemetria, e Personalização de Documentos Financeiros.
A unidade de Sistemas de Engenharia e Mobilidade apresentou, em 2009, um Volume de Negócios de € 4,9 milhões, o que compara com € 7,9 milhões no ano de 2008. Este decréscimo é explicado pela forte queda verificada no sector dos semicondutores. O EBITDA atingiu € 0,5 milhões, representando um decréscimo de 42% face ao período homólogo.
Para 2010 estimamos uma recuperação desta área de negócio baseada na inversão completa do clima de investimentos em equipamentos para o sector dos semi-condutores, no nível de encomendas recebidas durante o início deste ano e no estado de evolução das negociações de diversos projectos.
4. Comportamento Bolsista
A cotação de fecho das acções da Reditus em 2009 foi de 7,34 euros, cerca de 3,4% acima do preço de fecho do ano anterior de 7,10 euros.
Em termos de liquidez, foram transaccionadas durante o exercício cerca de 727 mil títulos da Reditus, representando um valor de transacção de 5,3 milhões de euros.
O número médio diário de acções transaccionadas fixou-se em cerca de 3,6 mil títulos, correspondente a um valor médio diário de cerca de 21 mil euros.
5. Perspectiva Futura
Os principais vectores de crescimento do Grupo Reditus para o ano de 2010, após a conclusão com sucesso da integração da Tecnidata e Roff, são a internacionalização, o cross-selling e a rentabilidade.
A nível internacional, a Reditus irá estimular e desenvolver a sua actividade nos vários países em que já está presente, de forma a consolidar a sua presença, e estará atenta a novas oportunidades em países onde ainda não desenvolve qualquer actividade, mas onde a sua oferta faça sentido. O desenvolvimento internacional vai explorar as oportunidades de arbitragem (competência versus preço) em mercados onde detenha claras vantagens competitivas e nível do know-how específico em determinadas tecnologias e serviços. Será dada uma especial atenção ao crescimento do mercado Angolano.
Em virtude da forte complementaridade dos portfolios de serviços e de clientes das várias empresas do grupo, continua a existir uma forte oportunidade de crescimento dos negócios nesta base, sendo o sucesso já obtido um bom argumento para a continuação desta prática. O cross-selling tem objectivos claros de retenção de clientes, aumento da rentabilidade e crescimento sustentado da receita por cliente. Assim, no mercado interno, a Reditus continuará a implementar uma estratégia orientada para o crescimento, não só através da exploração plena de todo o potencial do seu portfolio de activos, mas também pela criação de produtos/serviços inovadores associados à preocupação constante de responder às necessidades dos Clientes.
Prosseguirá igualmente o esforço de racionalização dos custos, potenciando as sinergias e optimizações comerciais, técnicas, humanas e financeiras, assegurando, em permanência, um elevado padrão de qualidade dos serviços.