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Outsourcing Global de TI reforça competitividade das empresas

As empresas portuguesas podem reforçar a sua competitividade ao recorrerem ao outsourcing global para as Tecnologias e Sistemas de Informação. Esta foi uma das conclusões do workshop “Outsourcing Global de TI… já!”, promovido pela Reditus, empresa tecnológica portuguesa referência no mercado de prestação de serviços em regime de outsourcing, e que contou também com a participação da Boston Consulting, do Millennium bcp, da IBM e da Vieira de Almeida & Associados.
 
O Outsourcing Global de TI é uma tendência actual em muitas empresas e prevê a externalização das infra-estruturas e aplicações tecnológicas, para um reduzido número de prestador de serviços. Esta decisão potencia as vantagens obtidas pelas empresas, uma vez que outsourcing transversal oferece maior flexibilidade, menores custos e melhores resultados financeiros e operacionais.
 
Segundo um estudo citado – “Business impact of outsourcing - a fact-based analysis” (Harvard) – as empresas que aderiram ao outsourcing conseguiram uma redução de custos superior ao mercado, uma maior rentabilidade dos activos e um incremento significativo dos resultados operacionais.
 
Outra conclusão retirada no decorrer do referido workshop é de que as empresas não devem recorrer ao outsourcing só para reduzir custos. O outsourcing é uma alavanca para contrariar a crise no curto prazo, mas também para preparar o futuro a longo prazo. Através do outsourcing é possível às empresas, além de reduzir custos, criar valor e obter vantagens competitivas. Adicionalmente, quanto mais “liberdade” for dada ao outsourcer para realizar as suas tarefas, maior são os benefícios obtidos pela empresa contratante.
 
O Outsourcing Global de TI permite às empresas centrarem-se naquilo que é realmente “core” nos seus negócios. Aliás, outras das conclusões do workshop é que as equipas de gestão devem concentrar-se no que proporciona vantagens competitivas à sua empresa, externalizando tudo o resto. A concentração do outsourcing em parceiros estratégicos ganha especial relevância no actual contexto económico, pois é possível beneficiar de melhores condições contratuais e de menores riscos, além de que os custos internos de gestão de contratos de outsourcing são menores e existem efeitos positivos decorrentes dos ganhos de escala. As empresas reforçam também a sua flexibilidade para responder às condições de mercado, transformando custos fixos em variáveis.
 
Contributos dos oradores:
 
“O outsourcing não é uma moda; está na agenda de todas as grandes empresas.”
 
“O outsourcing é uma alavanca para contrariar a crise no curto prazo e para preparar o futuro a longo prazo.”
 
“A maioria dos processos tem um potencial de externalização no futuro”.
 
“Na actual conjuntura, os CIO devem focar-se em reduzir custos de IT no curto prazo, Optimizar investimentos para criar valor para o negócio no curto/médio prazo, Gerir a agenda de recursos humanos, Possibilitar transformação do negócio e Transformar a própria função de IT”
 
João Henriques, Boston Consulting Group
 
“Uma aproximação faseada permite minimizar o risco associado aos Contratos de Outsourcing”
 
“O outsourcing (…) é mais um instrumento de gestão que, utilizado adequadamente e adaptado à realidade de cada organização, permite controlar custos, melhorar o serviço e facilitar a actualização constante do IT”
 
Élio Ribeiro, Millennium bcp
 
“O contrato de outsourcing deve acordar e garantir os benefícios, minimizando os riscos”
 
“A realização de operações de tratamento de dados pessoais em subcontratação deve ser regida por um contrato ou acto jurídico que vincule o outsourcer ao responsável pelo tratamento”
 
Fernando Resina da Silva, Vieira de Almeida & Associados
 
“As empresas que recorreram ao outsourcing melhoraram o seu desempenho operacional e conseguiram resultados financeiros superiores ao mercado.”
 
“O outsourcing pode ser usado para obter poupanças, melhorar a performance e evitar investimentos que são necessários para que o negócio tenha sucesso”
 
“Quando uma empresa faz algo que outros podem fazer de forma mais eficiente, está a perder uma vantagem competitiva.”
 
“Concentre-se naquilo que proporciona à sua empresa vantagens competitivas. Externalize tudo o resto".
 
"O outsourcing integrado permite maiores poupanças do que os modelos de soluções separadas por área”.
 
João Gonçalves, IBM
 
“As empresas devem considerar o outsourcing como uma opção viável (…) e adoptar as melhores práticas dos serviços de sourcing para assegurar a satisfação, níveis de qualidade, gestão de transição e a cultura de gestão do sourcing para os processos de negócio”
 
Vasco Vicente, Reditus