NOTÍCIAS

Proveitos Operacionais da Reditus atingem 110 milhões de euros

Face às profundas alterações no enquadramento macroeconómico, o Grupo Reditus tem-se concentrado na adaptação da organização à nova realidade do mercado, procurando extrair eficiências através da simplificação de estruturas, partilha de melhores práticas entre os vários segmentos de negócio, redução de custos, enfoque no upselling de serviços aos seus clientes e estabelecimento de relações de parceria com os seus fornecedores.

 
Apesar da fortíssima contração do mercado interno e do adiamento para 2012 de negócio em alguns dos mercados de exportação, o Grupo Reditus conseguiu estruturar-se de forma a transpor tranquilamente este período menos feliz da economia portuguesa, num setor que opera tradicionalmente com margens muito reduzidas. Todas as reorganizações realizadas em 2011 e que continuam em 2012, permitem ao Grupo encarar com grande confiança e resiliência os próximos anos, que se advinham duros, mas desafiantes.
 
Em 2011, o Grupo Reditus realizou com grande sucesso uma operação de aumento de capital, que lhe permitiu aumentar os capitais próprios e desalavancar o passivo em mais de 10 milhões de euros, ao mesmo tempo que aumentou significativamente a atividade nas áreas de Business Process Outsourcing (BPO) e IT Consulting, equilibrando a diminuição de volume de negócios na área de Outsourcing de Tecnologias (ITO) – que corresponde na sua maioria à venda de equipamentos informáticos. O novo mix de negócios, de que resultou um aumento de atividade, teve como efeitos líquidos a criação de 800 novos postos de trabalho, maioritariamente em zonas de grande carência de emprego e uma degradação não recorrente das margens operacionais, dados os elevados investimentos realizados para a operacionalização de alguns dos contratos obtidos.
 
Foi criada a Reditus Business Solutions (RBS) através da fusão entre diversas sociedades, representando um ponto de viragem no nível de eficiência e agilidade de funcionamento das diversas áreas de negócio. Para além da RBS, a Reditus está presente no mercado com as suas participadas ROFF e Partblack. 
 
A abordagem ao mercado foi redefinida através de um novo modelo de segmentação vertical com enfoque nos principais sectores de atividade: Serviços Financeiros, Telecomunicações e Utilities, Saúde e Administração Publica e, ainda, outro sector de oferta mais generalista.
Com esta orientação pretende-se reforçar o posicionamento do Grupo Reditus na consultoria em TI’s preservando e desenvolvendo as competências tradicionais da Reditus e dar uma resposta coerente e integrada desde a Consultoria de Negócio até ao Outsourcing com soluções que acrescentem valor a toda a cadeia de necessidades do cliente.
 
O ano de 2011 foi marcado pela aposta no mercado internacional que contribui com 31% do Volume de Negócios do Grupo. Excluindo projetos específicos e pontuais na área de ITO que no final de 2010 foram muito expressivos, a atividade internacional registou um aumento de 17% em 2011. No mercado doméstico, apesar da forte degradação do contexto económico, a Reditus conseguiu manter a sua atividade em níveis muito semelhantes ao do período homólogo, refletindo essencialmente três novos contratos de grande relevância na área de Business Process Outsourcing (BPO).
 
Como consequência da adaptação a uma nova e mais dura realidade, que obrigou a uma reestruturação de algumas áreas de negócio e à alienação de empresas não estratégicas, o Grupo registou um conjunto de custos não recorrentes resultantes de vários fatores: Investimentos em novos contratos de BPO, reforço de amortizações em ativos intangíveis resultantes de um conjunto de aquisições realizadas em 2010, imparidades que resultaram da alienação de empresas não estratégicas e ajustes do goodwill de investimentos na área de ITO. Como consequência, e apesar da não recorrência dos motivos, o EBITDA e os resultados líquidos foram negativamente afetados no exercício de 2011.