NOTÍCIAS

RESULTADOS ANUAIS 2004

O Grupo Reditus SGPS alcançou, no ano de 2004, um resultado líquido consolidado de 9,4 milhões de euros, valor que compara com prejuízos de 2,6 milhões de euros em 2003. Os proveitos operacionais aumentaram, face ao período homólogo do ano passado, 41% para os 19 milhões de euros, enquanto que os custos operacionais apenas aumentaram 17,9%, expressivamente abaixo da taxa de crescimento dos Proveitos Operacionais. O EBITDA consolidado atingiu, em 2004, 1,7 milhões de euros, significando cerca de 9% dos Proveitos Operacionais.
 
Este resultado é em parte justificado com a melhoria sustentada das condições económicas nos sectores onde o Grupo opera, bem como das linhas estratégicas definidas anteriormente. Para o aumento dos resultados líquidos, muito contribuiu a significativa melhoria da actividade operacional e o apuramento de resultados financeiros e extraordinários.
 
É de salientar também a melhoria dos capitais próprios do Grupo Reditus que registaram um aumento de cerca de 7 milhões de euros, e a significativa redução do passivo bancário, que em termos líquidos, se traduziu em cerca de 12 milhões de euros. Para tal contribuiu a melhoria dos resultados operacionais e financeiros do Grupo, assim como a celebração de um acordo com o Millennium BCP e a Tora SA que determinou, em termos definitivos e irreversíveis, a redução de cerca de 80% do passivo da Reditus.
 
Por área de negócio, as principais unidades operacionais do Grupo registaram importantes aumentos de proveitos, em particular a Redware cuja actividade cresceu de forma muito significativa, tendo os seus proveitos atingido cerca de 5,8 milhões de euros, o que representa um aumento superior a 68%. Também a actividade da Reditus II obteve um incremento expressivo com um aumento de 25% dos proveitos. Salienta-se ainda o aumento substancial da actividade e proveitos da Caléo, na sequência da recuperação do sector europeu de semicondutores, com um incremento de proveitos de 130%. No entanto, a empresa francesa apenas contribui em 10% para o EBITDA do Grupo devido às menores margens de contribuição típicas do sector em que opera.
 

 
O aprofundamento do acordo comercial celebrado no exercício anterior com a Pararede e com uma duração de 5 anos, atingiu em 2004 para as duas empresas mais de 6,2 milhões de euros, ultrapassando em 25% o projectado e significando para a Reditus cerca de 1,7 milhões de euros totalmente em prestação de serviços.
 
Relativamente à dinâmica comercial, verificou-se no princípio de 2004 que existia a necessidade de criar uma força de vendas que tivesse como objectivo a promoção da venda dos serviços das empresas participadas do Grupo Reditus de uma forma integrada e sistematizada. Assim, surgiu a força de vendas Go To Market, organizada por sectores de mercado e que visa alargar as vendas dentro da base de clientes já instalada e conquistar novos clientes, num conceito de cross-selling transversal a todos os sectores do mercado.
 

 
Estrategicamente, a opção do Grupo Reditus foi e continuará a ser a aposta na prestação de serviços em regime de outsourcing. Esta aposta permite ao Grupo um posicionamento único e diferenciador nas empresas portuguesas de TI’s, pois é a única de capitais nacionais a prestar este tipo de serviços com experiência acumulada nos últimos 4 anos, o que permite que a oferta do Grupo seja hoje sólida e altamente competitiva. No entanto, o Grupo Reditus não abandonou de todo a sua capacidade como integrador de sistemas e tecnologias de informação, cuja experiência acumulada de muitos anos permitiu às empresas participadas do Grupo evoluir para a oferta actual.
 

 
SITUAÇÃO ECONÓMICA e FINANCEIRA
 
Mantém-se o crescimento sustentado verificado a partir do 3º trimestre de 2003, confirmando as políticas então implementadas vocacionadas para o aumento do volume de negócio suportado pelo controlo eficiente dos custos, bases estas que conduzem o Grupo a uma desejada estabilidade financeira.
 

 

NOTA:

À semelhança do ocorrido nos exercícios anteriores o Auditor emitiu uma opinião sobre as contas simples e consolidadas, com uma única reserva, de teor semelhante, relativa à contabilização do valor da marca Reditus referindo que o seu reconhecimento como um activo, que em 31 de Dezembro de 2004 totaliza cerca de 35.175.000 de euros – o mesmo que em 2003 - não se enquadra nos princípios contabilísticos geralmente aceites.