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Resultados do 1º Trimestre de 2007

  • Volume de Negócios de € 6,0 milhões (+ 9%)
  • Proveitos Operacionais de € 6,5 milhões (+ 5%)
  • EBITDA de € 814 mil (+ 48%)
  • EBIT de € 602 mil (+ 56%)
  • Resultado Líquido de € 313 mil (+ 3%)
 
 
1. Resumo da Actividade
 
Durante o 1º trimestre de 2007 (1T07), a Reditus continuou a apresentar um crescimento sustentável da sua actividade de Outsourcing de Serviços e uma melhoria da rentabilidade operacional. A área de Outsourcing de Serviços é o driver principal da nossa estratégia e onde uma continuada melhoria da oferta tem permitido uma diferenciação positiva dos nossos serviços junto do mercado em geral e dos nossos clientes em particular, tendo já se traduzido na celebração de diversos novos contratos plurianuais.
 
O Grupo Reditus é uma referência no mercado da prestação de serviços em regime de outsourcing. As empresas do grupo oferecem, de forma integrada, uma gama variada de serviços, que contribuem directamente para a redução de custos e aumento de eficiência dos seus clientes, na sua maioria médias e grandes empresas.
 
Actualmente o Grupo está organizado em duas áreas de negócio: Outsourcing de Serviços e Sistemas de Engenharia e Mobilidade.
 
As actividades do Outsourcing de Serviços incluem: (1) Business Process Outsourcing (BPO), (2) Outsourcing de Infra-estruturas Informáticas, (3) IT Consulting e (4) Contact Centers. A área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade inclui os seguintes negócios: (1) Sistemas de Engenharia, (2) Sistemas de Mobilidade e (3) Personalização de Documentos Financeiros.
 
 
2. Indicadores Consolidados
 
2.1. Proveitos Operacionais Consolidados
 
No 1T07, os Proveitos Operacionais Consolidados da Reditus aumentaram 4,9% totalizarando € 6,5 milhões, valor que compara com € 6,2 milhões registados no período homólogo.
 
O Volume de Negócios Consolidado aumentou 9,1% face ao 1T06 para € 6,0 milhões, devido ao acréscimo de 11,7% da área de Outsourcing de Serviços. A área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade registou um decréscimo de 2,2% face ao período homólogo, no entanto, é expectável uma melhoria do volume de negócios desta área sustentado pelo aumento das encomendas.
 
2.2. Custos Operacionais
 
Os Custos Operacionais Consolidados líquidos de amortizações estabilizaram relativamente ao período homólogo, e representaram 87% dos Proveitos Totais em comparação com 91% no mesmo período do ano anterior. Este desempenho reflecte o contínuo esforço de racionalização dos custos de estrutura e a contenção dos restantes custos operacionais.
 
2.3. Resultado Operacional antes de Amortizações (EBITDA)
 
O EBITDA Consolidado aumentou 48% no 1T07 face ao 1T06 para € 814 mil. A margem EBITDA atingiu 12,6% no 1T07, o que compara com 8,9% obtido no período homólogo.
 
O EBITDA da área de Outsourcing de Serviços registou uma melhoria considerável tendo aumentado 49% face ao mesmo período do ano anterior para € 842 mil. O EBITDA da área de Sistemas de Engenharia e Mobilidade registou perdas de € 28 mil euros o que compara com perdas de € 18 mil no período homólogo.
 
2.4. Resultado Líquido
 
O Resultado Operacional (EBIT) registou uma subida de 56% para € 602 mil. A margem operacional cifrou-se em 9,3% no 1T07, valor que compara com 6,3% atingidos no1T06.
 
Os Encargos Financeiros Líquidos atingiram € 337 mil no 1T07, um aumento de € 164 mil face ao 1T06, explicado pelo (i) aumento da dívida bruta média em resultado da aquisição do Centro de Serviços Reditus Alfragide I em regime de locação financeira e do aumento das necessidades de fundo maneio em consequência do significativo crescimento da actividade de outsourcing e (ii) aumento da taxa de referência (Euribor).
 
O Resultado Líquido Consolidado atingiu € 313 mil no 1T07, o que traduz um acréscimo de 2,9% face aos  € 304 mil registados no 1T06.
 
 
3. Indicadores por Área de Negócios
 
3.1. Outsourcing de Serviços
 
A área de Outsourcing de Serviços registou um crescimento de 11,7% no seu Volume de Negócios para      € 5,0 milhões. O EBITDA aumentou 49% em termos homólogos para € 842 mil com a margem EBITDA a registar um acréscimo de 4,3p.p para 16%.
 
Durante o 1T07, a Reditus assinou contratos na área do Outsourcing de Serviços no valor de € 5,3 milhões, representando um acréscimo de mais de 20% face ao período homólogo. Do valor total dos novos contratos, cerca de € 2,9 milhões terão impacto em 2007. Considerando que o Grupo iniciou o ano com contratos plurianuais no valor de € 17 milhões, mantemos a nossa perspectiva de crescimento do volume de vendas para o total do ano, assegurando o cumprimento do objectivo estratégico previamente anunciado de crescimento a dois dígitos.
 
3.1.1 Outsourcing de Processos de Negócio (BPO)
 
A Reditus é líder de mercado na área de operações de back-office em Portugal. Através de metodologias próprias, processos optimizados e flexíveis, tecnologias de informação e competências humanas especializadas, a Reditus apresenta actualmente as melhores soluções de Outsourcing na área de tratamento de dados. As actividades do BPO incluem: Preparação de Documentos, Verificação de Requisitos, Análise de Dados, Introdução de Dados, Digitalização, Gestão de Arquivo e Expediente.
 
O Grupo tem entre os seus clientes diversas empresas de grande dimensão, nomeadamente nos sectores bancários, segurador e das telecomunicações, onde trata de operativas que se revestem de um elevado grau de complexidade e sigilo.
 
De acordo com IDC (International Data Corporation), o BPO é considerado uma das áreas de mais rápido crescimento relativamente aos serviços tecnológicos, devendo apresentar um crescimento anual médio de 14,2% durante os próximos 3 anos.
 
A área de BPO manteve o forte crescimento, no 1T07, tendo o Volume de Negócios, em termos homólogos, aumentado 29% para € 2,0 milhões. O EBITDA registou um decréscimo de 3,9% para € 379 mil e a margem EBITDA atingiu 16%.
 
3.1.2 Outsourcing de Infra-estruturas Informáticas
 
A área de Outsourcing de Infra-estruturas Informáticas disponibiliza às empresas uma gestão integrada de todo o seu sistema de informação. Os serviços prestados por esta área incluem: HelpDesk de Tecnologias de Informação e Comunicações (Service Desk), Gestão e Manutenção de Equipamentos, Gestão e Manutenção de Redes e Sistemas, Projecto e Implementação de Redes de Dados (Networking e Segurança).
 
No 1T07, o Volume de Negócios desta unidade operacional aumentou 1,0% para € 1,2 milhões e o EBITDA registou uma melhoria considerável, tendo atingido um valor positivo de € 192 mil contra perdas de € 39 mil obtidos no período homólogo.
 
3.1.3 IT Consulting
 
A área de IT Consulting fornece serviços de Consultoria em Tecnologias de Informação, incluindo: (1) Desenvolvimento de raiz de aplicações (2) Manutenção evolutiva de aplicações (3) Customização de aplicações.    
 
É uma área estratégica para a Reditus que se posiciona como prestadora de um serviço de elevado valor acrescentado, constituindo uma importante componente da nossa oferta às áreas de Tecnologias e Sistemas de Informação.
 
O Volume de Negócios desta área de negócios atingiu € 1,5 milhões, um aumento de 3,7% face ao valor do 1T06. O EBITDA registou um crescimento de 34% para € 298 mil, com a margem EBITDA a aumentar 4,6p.p para 20%.
 
3.1.4 Contact Center
 
Os serviços de Contact Center incluem: (1) Apoio a Contact Centers, (2) Gestão integral de Contact Center, (3) Serviços de Inbound, (4) Serviços de Outbound e (5) Outsourcing de Infra-estruturas de Contact Center.
 
O Volume de Negócios da actividade de Contact Center cresceu 1,7% para € 321 mil.
 
3.2. Sistemas de Engenharia e Mobilidade
 
A Reditus desenvolve Soluções de Engenharia para montagem (“back-end” e “front-end”) de semicondutores e outros componentes micro electrónicos, Soluções de Geo-referenciação e Telemetria e Personalização de Documentos Financeiros.
 
A actividade de Sistemas de Engenharia e Mobilidade apresentou um decréscimo de 2,2% devido à queda registada na área de Personalização de Documentos Financeiros. O EBITDA registou perdas de € 28 mil o que compara com perdas de € 18 mil no período homólogo.  
 
Prevê-se para o 2T07 uma melhoria do desempenho desta unidade de negócio em virtude do aumento substancial do fluxo de encomendas.